30 janeiro 2013

Exemplo de Plano de Parto




Exemplo de plano de parto de um casal que optou por um parto hospitalar:

"Estamos cientes de que o parto pode tomar diferentes rumos. Abaixo listamos nossas preferências em relação ao parto e nascimento do nosso filho, caso tudo transcorra bem. Sempre que os planos não puderem ser seguidos, gostaríamos de ser previamente avisados e consultados a respeito das alternativas.


Trabalho de parto:

-  presença de meu marido e doula.

- sem tricotomia (raspagem dos pelos pubianos) e enema (lavagem intestinal).

- sem perfusão contínua de soro e ou ocitocina
- liberdade para beber água e sucos enquanto seja tolerado.
- liberdade para caminhar e escolher a posição que quero ficar.
- liberdade para o uso ilimitado da banheira e/ou chuveiro.
- monitoramento fetal: apenas se for essencial, e não contínuo.
- analgesia: peço que não seja oferecido anestésicos ou analgésicos. Eu


  pedirei quando achar necessário.

- sem rompimento artificial de bolsa



Parto:

 - prefiro ficar de cócoras ou semi-sentada (costas apoiadas).

 - prefiro fazer força só durante as contrações, quando eu sentir vontade, em

  vez de ser guiada. Gostaria de um ambiente especialmente calmo nesta hora.

- não vou tolerar que minha barriga seja empurrada para baixo.

- episiotomia: só se for realmente necessário. Não gostaria que fosse uma

  intervenção de rotina.

- gostaria que as luzes fossem apagadas (penumbra) e o ar condicionado

  desligado na hora do nascimento. Gostaria que meu bebe nascesse em

  ambiente calmo e silencioso.

- gostaria de ter meu bebe colocado imediatamente no meu colo após o parto

  com liberdade para amamentar.

- gostaria que o pai cortasse o cordão após o mesmo ter parado de pulsar.





Após o parto:



- aguardar a expulsão espontânea da placenta, sem manobras, tração ou

  massagens. Se possível ter auxílio da amamentação.

- ter o bebê comigo o tempo todo enquanto eu estiver na sala de parto, mesmo

  para exames e avaliação.

- liberação para o apartamento o quanto antes com o bebê junto comigo. Quero

  estar ao seu lado nas primeiras horas de vida.

- alta hospitalar o quanto antes.





Cuidados com o bebê:



- administração de nitrato de prata ou antibióticos oftálmicos apenas se

  necessário e somente após o contato comigo nas primeiras horas de vida.

- administração de vitamina K oral (nos comprometemos em dar continuidade

  nas doses).

- quero fazer a amamentação sob livre demanda.
- em hipótese alguma, oferecer água glicosada, bicos ou qualquer outra coisa ao bebê.


- alojamento conjunto o tempo todo. Pedirei para levar o bebê caso esteja muito cansada ou necessite de ajuda.

- gostaria de dar o banho no meu bebê e fazer as trocas (ou eu ou meu marido).



Caso a cesárea seja necessária:



- exijo o início do trabalho de parto antes de se resolver pela cesárea.
- quero a presença da doula e de marido na sala de parto.


- anestesia: peridural, sem sedação em momento algum.

- na hora do nascimento gostaria que o campo fosse abaixado para que eu possa vê-lo nascer.

- gostaria que as luzes e ruídos fossem reduzidas e o ar condicionado desligado.

- após o nascimento, gostaria que colocassem o bebê sobre meu peito e que
  minhas mãos estejam livres para segura-lo.


- gostaria de permanecer com o bebe no contato pele a pele enquanto estiver na sala de cirurgia sendo costurada.

- também gostaria de amamentar o bebê e ter alojamento conjunto o quanto antes.      


Agradeço muito a equipe envolvida e a ajuda para tornar esse momento especial e tão importante para nós em um momento também feliz e tranqüilo como deve ser.

Muito obrigada,


Local e data,



Assinatura dos pais 



Assinatura do médico obstetra                  assinatura do pediatra



*Texto inspirado no livro "Parto Normal ou Cesárea - tudo o que as mulheres deveriam saber." , escrito por Ana Cristina Duarte e Simone Diniz, editora Unesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário